Foi noticiado recentemente pela InfoMoney que a Receita Federal identificou 25 mil investidores que não declararam criptoativos na declaração do Imposto de Renda.
Está cada vez mais fácil detectar as diferenças entre os fatos e o que é efetivamente informado na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF. As fontes são bem variadas e incluem dados que são entregues por empresas, instituições financeiras, cartórios de registro de imóveis e DETRAN, por exemplo.
Todos esses dados são cruzados com o auxílio de sistemas de inteligência artificial. O resultado é uma lista bem famosa, conhecida por malha fina.
Mas o que fazer para evitar atrair os olhares da Receita?
Uma dica é conhecer toda a legislação do Imposto de Renda. Será que isso é possível a cada cidadão brasileiro? Alguns se encorajam, outros contratam bons profissionais, que são habilitados a fornecer as informações de forma confiável e personalizada.
De qualquer forma, existem ferramentas simples que podem dar um poderoso suporte para não incorrer em deslizes: estamos falando do checklist. Sim, utilizar uma lista com as situações exigidas pelo Leão é uma maneira segura de não deixar nada de fora.
Veja os benefícios do uso do checklist:
- Organização: Ter um checklist ajuda a manter tudo organizado e estruturado. Marcar conforme os documentos são reunidos e assim, evitar esquecimentos e atrasos.
- Facilidade na coleta de informações: É possível solicitar os documentos com antecedência, evitando correrias de última hora.
- Cumprimento de prazos: A Receita Federal estabelece prazos na entrega da DIRPF que, se não cumpridos, podem gerar penalidades.
- Redução de erros: Ao ter todos os documentos necessários listados, você diminui a chance de cometer erros ou omissões na sua declaração. Isso é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal, como malhas fiscais ou auditorias.
- Otimização de tempo: Com um checklist, você economiza tempo ao saber exatamente quais documentos precisa reunir, evitando buscas ou idas e vindas desnecessárias.
- Redução de preocupações: Com tantas outras coisas para pensar, ao utilizar o checklist é possível ter a certeza de que tudo está encaminhado.
Para que complicar o Imposto de Renda? Utilize o JB SmartIR e obtenha os benefícios do checklist e inúmeros outros, para que você não tenha problemas futuros.